Your browser doesn't support javascript.
loading
Afecções congênitas cervicais. Casos raros: anomalias laterais / Cervical congenital disorders. Rare cases: lateral anomalies
de Sales Chagas, José Francisco; Rapoport, Abrão; Nogueira Pascoal, Maria Beatriz; Braga de Aquino, José Luis; Brandi Filho, Luis Antonio; Ribeiro Magalhães, Marcos; Curioni, Otávio Alberto; Olivetti Artioli, Thiago; Ferraz do Amaral, Carolina.
Afiliação
  • de Sales Chagas, José Francisco; Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HMCP (Hospital da PUC Campinas). Professor da Disciplina de Cirurgia da Faculdade de Medicina da PUC Campinas Cirurgião do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis (SP)..
  • Rapoport, Abrão; Livre Docente em Medicina pela Universidade de São Paulo. Diretor Técnico do Hospital Heliópolis (SP)..
  • Nogueira Pascoal, Maria Beatriz; Doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo. Chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Municipal Mario Gatti (Campinas). Cirurgiã dos Serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC Campinas e Hospital Heliópolis (SP)..
  • Braga de Aquino, José Luis; Doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas. Chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do HMCP (PUC Campinas). Professor da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Puc Campinas. Cirurgião do Serviço de Cabeça e Pescoço do HMCP (PUC Campinas)..
  • Brandi Filho, Luis Antonio; Cirurgião do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital e Maternidade Celso Pierro da Puc Campinas.
  • Ribeiro Magalhães, Marcos; Mestre em Ciências da Saúde pelo Curso de Pós Graduação do Hospital Heliópolis. Cirurgião do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis (SP)..
  • Curioni, Otávio Alberto; Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo. Chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis (SP)..
  • Olivetti Artioli, Thiago; Estudante da Faculdade de Medicina da Puc Campinas.
  • Ferraz do Amaral, Carolina; Estudante da Faculdade de Medicina da Puc Campinas.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-621058
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

Cistos e fístulas congênitas cervicais devem serconsiderados no diagnóstico diferencial das massas cervicaisem adultos e crianças. Incluem, em ordem descendente defrequência, os cistos do ducto tireoglosso, afecções do aparelhobranquial, cistos dermoides e outras afecções laterais cervicais.

Objetivo:

Os autores relatam sua experiência nos casos maisincomuns das doenças congênitas cervicais. Revisão deLiteratura e Discussão Anomalias do ducto tireoglosso e cistosdermoides constituem a grande maioria das massas cervicaiscongênitas da linha média observada em crianças e as lesõesmais incomuns do pescoço na linha média incluem as rânulas efístulas. A avaliação pré-operatória de uma massa cervical deveser precisa, pois nos casos de lesões congênitas cervicais o errono diagnóstico diferencial pode levar a conduta inadequada esequelas importantes como hipotireoidismo, hipocalcemia, etc.,principalmente nos casos mais incomuns. Apesar de sua raridadeexistem certas características clínicas e de imagem que podemajudar no diagnóstico diferencial destas afecções. Consideraçõesfinais O conhecimento da anatomia e da embriogênese cervicais,assim como a clínica em conjunto com exames complementaressão essenciais na resolução das afecções congênitas cervicais,que apesar de terem fácil resolução, podem trazer importantesmorbidades ao paciente.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
...