Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação da deglutição e da qualidade de vida relacionada à deglutição de indivíduos submetidos a laringectomia total: comparação entre as técnicas manual e mecânica (stapler) de reconstrução faríngea / Assessment of swallowing and quality of life related to swallowing in total laryngectomy patients: a comparison between manual and mechanical (stapler) techniques of pharyngoesophageal reconstruction
Cannataro de Figueiredo Silva, Daniele; Massao Takimoto, Roberto; Gielow, Ingrid; Cervantes, Onivaldo.
Afiliação
  • Cannataro de Figueiredo Silva, Daniele; Mestre em Ciências pela UNIFESP/EPM. Diretora Executiva FonoClass Trianon Serviços Especializados S/S LTDA..
  • Massao Takimoto, Roberto; Doutorando da Disciplina de Cirurgia da Cabeça e Pescoço da UNIFESP/Epm. Cirurgião de Cabeça e Pescoço..
  • Gielow, Ingrid; Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP/EPM. Fonoaudióloga Docente do Centro de Estudos da Voz..
  • Cervantes, Onivaldo; Livre Docente pela UNIFESP/EPM. Professor Associado ao Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço..
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-639232
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Objetivo:

Comparar a deglutição e a qualidade de vida emdeglutição de pacientes submetidos a laringectomia total deacordo com o tipo de fechamento faríngeo (manual x mecânico).

Método:

30 pacientes submetidos a laringectomia total, sendo15 com fechamento faríngeo manual (grupo controle) e 15com fechamento mecânico (grupo de estudo) foram eleitose compararam-se, entre os grupos, os principais hábitosalimentares, aspectos clínicos, a avaliação endoscópica dadeglutição e as respostas do questionário de qualidade devida em deglutição (SWAL-QOL).

Resultados:

O grupo comfechamento mecânico apresentou tempo de uso de sondanasoenteral menor que o grupo com fechamento manual, sendoeste dado estatisticamente significante. Quanto à queixa dedeglutição este número foi maior nos pacientes com fechamentomecânico (53,33%) comparado com o grupo manual (33,33%).Nas avaliações clínica e endoscópica da deglutição os gruposapresentaram estase, sendo estas similares quanto à localização,porém o grupo mecânico apresentou em maior quantidade devidoà presença de uma ?trave faríngea? observada na avaliaçãoendoscópica. O grupo com fechamento mecânico teve melhorclassificação da gravidade do distúrbio da deglutição (Macedo etal., 1996). Quanto ao SWAL-QOL o grupo de estudo apresentouimpacto discreto na qualidade de vida em deglutição, comparadocom o grupo controle que teve impacto moderado.

Conclusão:

O grupo com fechamento mecânico apresentou menor tempode realimentação por via oral, menor classificação na escala deMacedo et al. (1996) e melhor classificação no SWAL-QOL.No entanto, mais queixa de deglutição e maior presença de estasedevido à ?trave I faríngea?.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guia de prática clínica Aspecto: Preferência do paciente Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Guia de prática clínica Aspecto: Preferência do paciente Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo
...