Your browser doesn't support javascript.
loading
Epidemiologia do câncer de cabeça e pescoço no Brasil: estudo transversal de base populacional / Head and neck cancer epidemiology in Brazil: populational based cross-sectional study
Furtado Mendonça Casati, Murilo; Altieri Vasconcelos, Juliana; Silva Vergnhanini, Graziele; Fernandez Contreiro, Priscila; Bedenko da Graça, Tatiana; Ledo Kanda, Jossi; Akerman, Marco; Luongo de Matos, Leandro.
Afiliação
  • Furtado Mendonça Casati, Murilo; Acadêmico do Segundo Ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC. Estudante..
  • Altieri Vasconcelos, Juliana; Acadêmico do Segundo Ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC. Estudante..
  • Silva Vergnhanini, Graziele; Acadêmico do Segundo Ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC. Estudante..
  • Fernandez Contreiro, Priscila; Acadêmico do Segundo Ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC. Estudante..
  • Bedenko da Graça, Tatiana; Acadêmico do Segundo Ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC. Estudante..
  • Ledo Kanda, Jossi; Professora Doutora. Professora Regente: Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina do ABC..
  • Akerman, Marco; Professor Doutor. Professora Titular: Disciplina de Saúde da Coletividade da Faculdade de Medicina do ABC..
  • Luongo de Matos, Leandro; Doutorado. Médico Assistente..
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 41(4)out.-dez. 2012.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-658429
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

As neoplasias malignas do trato aero-digestivosuperior tem como o tipo histológico mais frequente (cerca de90% dos casos) o carcinoma espinocelular. Trata-se de umadoença muito prevalente principalmente em países de menornível socioeconômico e associada à alta mortalidade.

Objetivo:

Estudar a incidência e a distribuição das neoplasias malignasdo trato aero-digestivo superior no Brasil e em suas regiões.

Método:

Estudo de base populacional baseado no banco dedados do Ministério da Saúde (DATASUS) no qual foi avaliadoincidência, fatores de risco e estadiamento em pacientesdiagnosticados no período de 2000 a 2008.

Resultados:

Aincidência dessas neoplasias malignas é de aproximadamente11,5 casos/100.000 habitantes. Nota-se que há predominânciapelas quarta e sexta décadas de vida na proporção de 5 homenspara 1 mulher, não só na análise de todo o país mas tambémdas regiões brasileiras individualmente. Em 80,9% dos casos odiagnóstico foi estabelecido já em estádios mais avançados (III ouIV) e, excluindo-se os casos de nasofaringe, tabagismo e etilismoestão presentes em média em 84,9% e 70% dos pacientes,respectivamente.

Conclusões:

A incidência do carcinoma devias aero-digestivas superiores no Brasil e suas regiões temcrescimento progressivo e merece a atenção das autoridadesde saúde principalmente quanto à implementação de programasde diagnóstico precoce e de combate aos seus fatores de risco.Os valores de incidência calculados são inferiores a sériespopulacionais de outros países, o que demonstra que os dadosbrasileiros de estatística do câncer são subestimados.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência / Fatores de risco / Estudo de rastreamento País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência / Fatores de risco / Estudo de rastreamento País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Ano de publicação: 2012 Tipo de documento: Artigo
...