Your browser doesn't support javascript.
Hipotermia acidental: implicações para os cuidados de enfermagem no transoperatório / Accidental hyportemia: implications for nursing care during surgery
Rev. SOBECC ; 19(2): 79-86, abr.-jun. 2014. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: lil-723601
Biblioteca responsável: BR442.1
RESUMO

OBJETIVO:

identificar as intervenções de enfermagem no transoperatório para prevenção e/ou tratamento da hipotermia acidental.

MÉTODO:

pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, realizada em um centro cirúrgico de hospital público da rede estadual de Fortaleza-CE. A amostra constituiu-se de 12 intervenções realizadas pela equipe de enfermagem em pacientes submetidos a 120 procedimentos cirúrgicos, de janeiro a junho de 2011.

RESULTADOS:

constatou-se que a temperatura média na sala de admissão, do forno para aquecimento, do recipiente para armazenamento de fluidos aquecidos e da sala de cirurgia não estavam em concordância com aquelas recomendadas.

CONCLUSÃO:

os resultados demonstraram a necessidade de intervenções eficazes para a prevenção da hipotermia e que o Enfermeiro tem papel importante nete contexto, uma vez que a segurança do paciente e a redução de complicações decorrentes do procedimento anestésico-cirúrgico são metas do cuidado de enfermagem.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Enfermagem Perioperatória / Assistência ao Paciente / Hipotermia / Equipe de Enfermagem Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Rev. SOBECC Assunto da revista: Enfermagem Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Faculdade Metropolitana de Fortaleza/BR / Universidade Estadual do Ceará/BR