Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação do desempenho clínico de restaurações ART (Tratamento Restaurador Atraumático) / Clinical performance Evaluation of Restorations ART (Atraumatic Restorative Treatment)
Pazuch, Juliana; Zottis, Marcelo; Perussolo, Berenice; Grigollo Patussi, Eduardo; Corrêa Brusco Pavinato, Larissa; Bervian, Juliane.
Afiliação
  • Pazuch, Juliana; Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. BR
  • Zottis, Marcelo; Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. BR
  • Perussolo, Berenice; Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. BR
  • Grigollo Patussi, Eduardo; Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. BR
  • Corrêa Brusco Pavinato, Larissa; Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. BR
  • Bervian, Juliane; Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. BR
RFO UPF ; 19(1): 88-93, abr. 2014.
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-726465
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Objetivo:

avaliar o desempenho clínico de restaura-ções realizadas com a técnica do tratamento restaura-dor atraumático (ART) em crianças atendidas na Clínica de Extramuros Faculdade de Odontologia da Univer-sidade de Passo Fundo na escola Monteiro Lobato no ano de 2011. Materiais e

método:

Inicialmente foram avaliados os prontuários de todas as crianças atendidas no primeiro e segundo semestre de 2011, em seguida foram selecionadas e rechamadas somente as crian-ças com registro da realização de restaurações com a técnica do tratamento restaurador atraumático (ART). A necessidade de reparo das restaurações de ART foi avaliada em diferentes intervalos de tempo, 12 e 18 meses, conforme o número de faces restauradas, tipo de dentição, dente, idade e gênero da criança. Para o exame das restaurações, utilizou-se os critérios de ava-liação de acordo com a metodologia de Phantumvanit et al. (1996). Para análise estatística, utilizou-se o teste Qui-quadrado e o teste Exato de Fisher.

Resultados:

A análise evidenciou que não houve associação signifi-cativa entre o desfecho do estudo (necessidade de tra-tamento) e as variáveis independentes analisadas (p > 0,05).

Conclusão:

O desempenho clínico das restau-rações (ART), após 12 meses foi insatisfatório, pois 15 restaurações (62,5%) estavam presentes, mas apresenta-vam necessidade de reparo. O número de faces envol-vidas nas restaurações mostrou-se significativo para a necessidade de reparo, uma vez que quando mais faces estavam envolvidas no tratamento, maior a necessidade de reparo (p = 0,012).

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: RFO UPF Assunto da revista: Odontologia Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de Passo Fundo/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Idioma: Português Revista: RFO UPF Assunto da revista: Odontologia Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de Passo Fundo/BR
...