Your browser doesn't support javascript.
loading
Há relação entre internações hospitalares por doenças respiratórias, mudanças climáticas e focos de queimadas numa população pediátrica? / Is there relationship between hospital admissions for respiratory diseases, climate changes and fire outbreaks in the pediatric population?
Batista, Karen Cristina; Parreira, Bruna Leal; Cardoso, Paula Cristina de Oliveira Faria; Araújo, Bruno Pereira; Silva, Cássio Marques Menezes; Pacheco, Geraldo Queiroz; Tenório, Larissa de Araújo; Baldaçara, Leonardo; Baldaçara, Raquel Prudente de Carvalho.
Afiliação
  • Batista, Karen Cristina; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Palmas. BR
  • Parreira, Bruna Leal; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Palmas. BR
  • Cardoso, Paula Cristina de Oliveira Faria; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Palmas. BR
  • Araújo, Bruno Pereira; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Palmas. BR
  • Silva, Cássio Marques Menezes; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Palmas. BR
  • Pacheco, Geraldo Queiroz; Hospital Infantil de Palmas. Diretoria. Palmas. BR
  • Tenório, Larissa de Araújo; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Setor de Pediatria. Palmas. BR
  • Baldaçara, Leonardo; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Palmas. BR
  • Baldaçara, Raquel Prudente de Carvalho; Universidade Federal do Tocantins. Curso de Medicina. Palmas. BR
Pediatr. mod ; 50(9)set. 2014.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-740838
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Introdução:

Considerando que o Tocantins está entre os Estados brasileiros com maior número de ocorrência de incêndios florestais, os focos de queimadas nessa região assumem importância como fator causal, no que se refere ao aumento de internações por doenças respiratórias.

Objetivo:

Determinar a relação entre focos de calor (queimadas), índices pluviométricos, umidade relativa do ar e média de temperatura mensal com o número de internações hospitalares por doenças respiratórias no Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP).

Método:

Foi realizado estudo transversal que comparou o número de focos de calor (queimadas), índices pluviométricos e umidade relativa do ar com o número de internações hospitalares por doenças respiratórias em um hospital infantil de Palmas - TO, no ano de 2012.

Resultados:

Do total de internações no HIPP por diversas causas, 42,24% foram decorrentes de doenças respiratórias. O índice pluviométrico chegou a 0 mm no terceiro trimestre, 54,9±42,6 mm no segundo, seguido por 194,8±149,9 mm no quarto e, finalmente, 249,2±128,9 mm no primeiro (p<0,04). Com relação à umidade, variou de 41,7±4,7% no terceiro trimestre para 65,6±7,9 % no segundo, 69,0±11,9% no quarto e 81,9±2,7% no primeiro (p<0,04). Aparentemente, a diferença no número de focos de incêndio não foi estatisticamente significativa. Foi observada correlação negativa entre o índice pluviométrico e o número de internações por doenças respiratórias, no total (R=-0,606; p<0,03) e por pneumonia (R=-0,735; p<0,01).

Conclusão:

Os fatores ambientais têm importância causal com o aumento de internações por doenças respiratórias; portanto, devem ser implementadas ações voltadas à saúde para melhora dos atendimentos dos pacientes nos períodos de seca.

Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência Idioma: Português Revista: Pediatr. mod Assunto da revista: Pediatria Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Hospital Infantil de Palmas/BR / Universidade Federal do Tocantins/BR
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo observacional / Estudo de prevalência Idioma: Português Revista: Pediatr. mod Assunto da revista: Pediatria Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Hospital Infantil de Palmas/BR / Universidade Federal do Tocantins/BR
...