Your browser doesn't support javascript.
loading
Características nociceptivas e histomorfométricasde nervos medianos de ratos com obesidade induzidapelo glutamato monossódico / Nociceptive and histomorphometric characteristics of median nerves of ratswith obesity induced by monosodium glutamate
Gresele Coradini, Josinéia; Karvat, Jhenifer; Costa Brancalhão, Rose Meire; Chasko Ribeiro, Lucinéia de Fátima; Bonfleur, Maria Lúcia; Flor Bertolini, Gladson Ricardo.
Afiliação
  • Gresele Coradini, Josinéia; Unioeste. Cascavel. BR
  • Karvat, Jhenifer; Unioeste. Cascavel. BR
  • Costa Brancalhão, Rose Meire; Unioeste. Cascavel. BR
  • Chasko Ribeiro, Lucinéia de Fátima; Unioeste. Cascavel. BR
  • Bonfleur, Maria Lúcia; Unioeste. Cascavel. BR
  • Flor Bertolini, Gladson Ricardo; Unioeste. Cascavel. BR
Sci. med ; 24(4): 368-372, out-dez.2014. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-747228
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Objetivos:

Comparar a nocicepção e, histomorfometricamente, a secção transversa de nervos periféricos de ratos Wistar submetidos ao modelode obesidade induzida pelo glutamato monossódico com animais controle.

Métodos:

Foram utilizados ratos Wistar, divididos em grupo obeso e grupo controle. Desde o nascimento, durante os primeiros cinco dias devida, os ratos do grupo obeso receberam uma injeção diária subcutânea de glutamato monossódico (4g/kg de peso corporal/dia), enquanto osratos do grupo controle receberam solução salina hiperosmótica (1,25 g/kg de peso corporal/dia). Foi avaliada a nocicepção, pelo limiar deretirada do membro, com uso de analgesímetro digital tipo Von Frey, com o estímulo dado na região palmar da pata anterior direita. A primeiraavaliação foi realizada cerca de 20 dias antes da eutanásia, sendo a segunda avaliação realizada no dia anterior ao da eutanásia. Posteriormente,foi dissecado o nervo mediano, na região do cotovelo e processado com cortes transversais para análise histológica. As variáveis analisadasforam número de axônios por campo; diâmetros dos axônios, das fibras e da bainha de mielina, e coeficiente G. Os resultados foram analisadospor meio do teste t de Student para amostras independentes e t pareado, com nível de significância de 5%.

Resultados:

Foram estudados 14 ratos, sendo sete no grupo obeso e sete no grupo controle. A avaliação da nocicepção mostrou que osanimais do grupo obeso apresentavam menor limiar de retirada. Para os dados histomorfométricos, os resultados não mostraram diferençassignificativas entre os dois grupos estudados.

Conclusões:

Os animais obesos apresentaram menor limiar nociceptivo, porém não houve diferenças morfométricas dos nervos medianosentre animais submetidos ao modelo de obesidade induzida pelo glutamato monossódico e os controles.

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Sci. med Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Unioeste/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Sci. med Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Unioeste/BR
...