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PSICOLOGÍA, BIOÉTICA Y NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA: UN ANÁLISIS CUALITATIVO DE PRODUCCIONES DE ESTUDIANTES SOBRE CONFLICTOS BIOÉTICOS RELACIONADOS CON LA IDENTIDAD / PSYCHOLOGY, BIOETHICS AND CINEMATOGRAPHIC NARRATIVE: A QUALITATIVE ANALYSIS OF STUDENT'S ESSAYS ABOUT BIOETHICAL CONFLICTS OF IDENTITY MATTERS / PSICOLOGIA, BIOÉTICA E NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS SOBRE OS CONFLITOS BIOÉTICOS RELACIONADOS À IDENTIDADE
Cambra Badii, Irene.
Afiliação
  • Cambra Badii, Irene; Universidad de Buenos Aíres. Buenos Aires. AR
Rev. latinoam. bioét ; 16(2): 16-39, jul.-dic. 2016.
Artigo em Espanhol | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-791364
Biblioteca responsável: CO332
RESUMEN
En la actualidad, llegan a un público masivo series televisivas en las que se despliegan dilemas bioéticos de la práctica de los profesionales de la salud. En este artículo se analiza cómo ven estudiantes de grado distintas situaciones dilemáticas, sin conocimientos previos; además, se interrogan en las elaboraciones de los estudiantes la cuestión de la identidad en relación con la dimensión genética y simbólica. A través de un enfoque cualitativo y siguiendo la Grounded Theory para el análisis discursivo, realizamos dos etapas de trabajo , primero, los estudiantes elaboraron escritos sobre la totalidad de los episodios de la serie House; segundo, un grupo focal trabajó con un episodio a fines de indagar si reconocían una situación de ocultamiento filiatorio, y qué proponían que debía hacer el profesional. Todos los escritos de los estudiantes coinciden en su profundidad con base a un material concreto de pocos minutos de duración, aun sin contar con conocimientos previos. En cuanto a la cuestión filiatoria, el trabajo fue complejo ya que la perspectiva psicológica y biomédica entran en conflicto. Así pues, la narrativa cinematográfica incluye la dimensión subjetiva y nos permite abordar situaciones de modo complejo; actúa no solo como estrategia didáctica, sino también como productora de aprendizajes nuevos.
ABSTRACT
These days, TV series reach a massive audience in which bioethical dilemmas of practicing health professionals are displayed. This article analyzes how undergraduate students view different dilemmatic situations without previous knowledge; moreover, interrogate the work of these students about the question of identity regarding genetic and symbolic issues. Through a qualitative approach and following the Grounded Theory for discourse analysis, we conducted two phases of work first, the students wrote about all the episodes of TV series House MD; second, a focus group worked with an episode in the pursuit of querying if they were able to recognize any situation of filiation concealment, and what they believed the professional should do.All of the student's writings agree in the depth of the developments based on a particular material of few minutes of duration, even without prior knowledge. As for the filiatory issue, the task was complex given the conflict between the psychological and biomedical perspectives. Thus, the narrative of films includes a subjective dimension and allows us to address situations in complex ways; it acts not only as a teaching strategy but as a producer of new learning.
RESUMO
Atualmente, atingem a um público de massa séries de televisão nas quais se revelam dilemas bioéticos da prática dos profissionais da saúde. Neste artigo se analisa como enxergam os estudantes diferentes situações do dilema, sem conhecimentos prévios; Além disso, interroga-se nos relatórios dos estudantes a questão da identidade em relação à dimensão genética e simbólica. Através de uma abordagem qualitativa e seguindo a Grounded Theory para à análise do discurso, realizamos duas etapas de trabalho em primeiro lugar, os estudantes criaram escritas sobre a totalidade dos episódios da série House; segundo, um grupo de foco trabalhou com um episódio com o fim de pesquisar se eles reconheceram uma situação de ocultação de filiação, e qual que é a proposta do que deveria fazer o profissional. Todos os escritos dos estudantes concordam em sua profundidade com base em um material determinado de poucos minutos de duração, mesmo sem ter conhecimentos prévios. Quanto à questão de filiação, o trabalho foi complexo já que as perspectivas psicológicas e biomédicas ficam em conflito. Assim, então, a narrativa cinematográfica inclui a dimensão subjetiva e nos permite atingir situações de maneira complexa; atua não apenas como uma estratégia de ensino, mas também como produtor de nova aprendizagem.

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: Agenda de Saúde Sustentável para as Américas Tema em saúde: Objetivo 3: Recursos humanos em saúde Base de dados: LILACS Idioma: Espanhol Revista: Rev. latinoam. bioét Assunto da revista: Bioética Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Argentina Instituição/País de afiliação: Universidad de Buenos Aíres/AR

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