Your browser doesn't support javascript.
Proposta de metodologia para estimar a área de cobertura potencial por equipes de atenção primária
Rev Panam Salud Publica ; 43, may 2019https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.47.
Artigo em Português | PAHO-IRIS | ID: phr-50987
Biblioteca responsável: US1.1
RESUMO
[RESUMO]. Objetivo. Apresentar metodologia para avaliação empírica da atenção primária à saúde (APS) por meio da construção de representações digitais das áreas de cobertura potencial das equipes da APS.

MÉTODOS:

Estudo de natureza metodológica. As áreas potenciais foram construídas por análise combinatória entre setores censitários e localização das unidades básicas de saúde (UBS) que apresentavam equipes de APS no Brasil. Foram utilizadas seis regras para parametrizar o algoritmo de construção das áreas potenciais. Assim, foram estipuladas seis restrições que viabilizaram o modelo utilizado: seleção de setores censitários próximos à UBS; setores contíguos; setores mutuamente excludentes; setores localizados no mesmo município da UBS; somatório de 4 500 usuários por equipe de saúde em cada UBS; e volume de população adscrita proporcional ao número de equipes de APS alocadas na UBS. A partir de 316 574 setores censitários e 39 758 UBS, foi desenvolvida uma matriz de vizinhança sobre a qual iterou um algoritmo de grafo que testava combinações de setores que atendessem simultaneamente as regras estipuladas.

RESULTADOS:

Foram definidos 1 901 114 de arcos ligando 3 351 setores censitários, permitindo a construção de 26 907 áreas potenciais. A partir desse resultado é possível fazer análises inframunicipais no que tange ao monitoramento de indicadores da APS. Os parâmetros customizáveis do algoritmo podem ser ajustados para contemplar diferentes conjuntos de regras e adaptados para diferentes países.

CONCLUSÕES:

O uso de abordagens amparadas em geoprocessamento pode criar condições para avaliação do impacto da APS, levando-se em conta bases de dados secundárias e com nível de análise inframunicipal, de UBS e até mesmo de equipes.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados de organismos internacionais Base de dados: PAHO-IRIS Assunto principal: Atenção Primária à Saúde / Diagnóstico da Situação de Saúde / Assistência à Saúde / Sistemas de Informação Geográfica / Atenção à Saúde / Análise Espacial Idioma: Português Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo