Análise da produção científica sobre jogos eletrônicos disponíveis nos portais SCIELO, LILACS e portal de periódicos da CAPES / Analysis of scientific production on electronic games available in portals scielo, LILACS and portal of periodicals of CAPES
Licere (Online)
; 22(4): 260-284, dez.2019. tab, graf
Article
en Pt
| LILACS, Redbvs
| ID: biblio-1050678
Biblioteca responsable:
BR21.1
RESUMO
O presente artigo teve como objetivo analisar a produção científica sobre jogos eletrônicos disponíveis nos portais Scielo, Lilacs e Portal de Periódicos da Capes. Identificando as temáticas, os locais de publicações, o estrato dos periódicos pelo sistema Qualis e os autores e instituições com mais manuscritos. Como resultado foram encontrados 57 artigos em 44 periódicos. As revistas com maior número de publicação são RBCE e Psicopedagógica. Há um leve predomínio de autores com formação em Educação Física, seguidos de Psicologia e Fisioterapia. Destaca-se a heterogeneidade interpretativa do objeto, perpassando por reflexões desde aspectos relacionadas à saúde dos jogadores até reflexões filosóficas sobre o uso dos videogames e dos jogos eletrônicos. As discussões mais presentes são sobre saúde, escola, lazer e comportamentos, o que demonstra uma diversidade epistemológica nas produções científicas.
ABSTRACT
The present article had as objective to analyze the scientific production on electronic games available in the portals Scielo, Lilacs and Portal of Periodicals of Capes. Identifying the themes, the places of publications, the stratum of journals by the Qualis system and the authors and institutions with more manuscripts. As a result, 57 articles were found in 44 journals. The journals with the highest number of publications are RBCE and Psicopedagógica. There is a slight predominance of authors with degree in Physical Education, followed by Psychology and Physiotherapy. The interpretive heterogeneity of the object is emphasized, ranging from reflections from aspects related to players' health to philosophical reflections on the use of videogames and electronic games. The most present discussions are about health, school, leisure and behaviors, which demonstrates an epistemological diversity in scientific productions.
Palabras clave
Texto completo:
1
Colección:
01-internacional
Banco de datos:
LILACS
/
Redbvs
Asunto principal:
Instituciones Académicas
/
Bibliometría
/
Juegos de Video
/
Actividades Científicas y Tecnológicas
Idioma:
Pt
Revista:
Licere (Online)
Asunto de la revista:
EDUCACAO FISICA
Año:
2019
Tipo del documento:
Article
País de afiliación:
Brasil