Your browser doesn't support javascript.

Repositorio BVS

Documentos sobre Biblioteca Virtual en Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Presença das publicações Latino-Americanas sem acesso aberto no Portal de Revistas Científicas da BVS / Presence of Latin American publications without open access in the Portal of Scientific Journals of the VHL

Vargas, Raquel Cristina Martins de Araújo.
São Paulo; s.n; 2011. 39 p.
Tesis en Portugués | Redbvs | ID: biblio-859052
O mundo das publicações científicas encontra-se no umbral da nova era com uma mudança radical do paradigma seguido nos últimos séculos. Por meio da internet, a disseminação eletrônica praticamente instantânea e simultânea de informações científicas apresenta tantas vantagens, que já não é possível às revistas científicas se manterem fora desse movimento. Muitas iniciativas de implantar as novas tecnologias surgiram para permitir o acesso continuo da informação. Conhecido como Open Access, "Acesso Livre" ou ("Acesso Aberto") que significa a disponibilização livre e gratuita na Internet de literatura de caráter acadêmico ou científico (em particular os artigos de revistas científicas com revisão pelos pares), permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos.

Objetivo:

Este trabalho teve por objetivo identificar revistas da América Latina, sem acesso on-line e verificar a possibilidade de acesso ao conteúdo integral das revistas cientifica disponibilizado no Portal de Revistas Científicas da BVS.

Metodologia:

A metodologia de pesquisa empregada é a exploratória com base em dados coletados diretamente do Portal de Revistas Científicas da BVS.

Resultados:

Na América Latina, as revistas científicas da área da saúde adotam estratégias para divulgação de sua produção científica. Contudo há um grande número de revistas que não adotam a via de acesso verde, ou seja, ainda se faz necessário conscientizar principalmente os editores científicos a adotar o movimento de acesso aberto. Considerações finais De acordo com os resultados obtidos, o presente trabalho propõe a contribuição para o fortalecimento do movimento do acesso aberto e, conseqüentemente auxiliar no avanço do conhecimento, fator determinante para o desenvolvimento dos países da America Latina...(AU)
Biblioteca responsable: BR1.1