Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento cooperativo de coleções de revistas científicas na Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde / Development of journal collections in the Brazilian network of health sciences information

Taruhn, Rosane.
São Paulo; s.n; 2007. ilus.
Tese em Português | Repositório BVS | ID: biblio-1005343
A partir da observação das mudanças sociais no final de século XX, em grande parte decorrentes dos avanços da tecnologia, esta pesquisa apresenta um breve histórico do surgimento de livros e revistas científicas até os dias atuais. Descreve os processos do trabalho de desenvolvimento de coleções em bibliotecas, destacando a importância desses, assim como da formalização de política com a finalidade de tornar claros os valores considerados,d e acordo com o perfil dos usuários. Inclui aspectos de ações em cooperação no desenvolvimento de coleções de revista científicas e de programas de assinaturas e acesso a estas no Brasil.

Objetivo:

Analisar os processos de desenvolvimento de coleções de revistas científicas, nas bibliotecas cooperantes da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde, coordenada pela BIREME, e identificar rumos do desenvolvimento cooperativo dessas coleções diante das novas tecnologias.

Método:

Questionário estruturado e publicado na Web para ser respondido por 45 bibliotecas cooperantes do Catálogo Coletivo SeCS (Seriados em Ciências da Saúde) no Portal de Revistas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Resultados:

Dos questionários enviados 60% foram respondidos. A tabulação das respostas permitiu verificar, principalmente, que 51.9 das bibliotecas respondentes possuem documento formalizado de Política de Desenvolvimento de Coleções, embora apenas 26% tenham pesquisado o perfil do usuário ou da comunidade. Afirmaram fazer parte de um programa cooperativo de aquisição de revistas 48.1%, onde se incluem os programas planificados de aquisição de universidades e outros. Dos respondentes, 88.8% afirmaram fazer parte do Programa Periódico CAPES e 70.8% dessas realizam aquisição adicional de revistas. A possibilidade futura de somar recursos de orçamento para aquisição cooperativa de revistas não se mostra possível para 66.6%. Dos 27 respondentes, 96.3% afirmaram utilizar sempre o Portal de Revistas da BVS e o catálogo Coletivo SeCS. Em razão da recomendação existente em acordo da BIREME com representantes da Rede, para que se mantenha pelo menos uma coleção de cada um dos títulos constantes no Portal, a existência do título para decisão de nova assinatura é verificada por 55.6% dos respondentes. para cancelamento de assinatura, 33.3% consultam o título e coleções e 66.7% não os consultam, o que permite avaliar que, sob o aspecto de desenvolvimento cooperativo de coleções, esses itens não estão sendo suficientemente observados. Sobre o formato das revistas, 44.4% declararam que os usuários preferem revistas eletrônicas; 33.3% não têm preferência; 14.8% preferem revistas impressas e 7.4% não sabem. A grande maioria (96.2%) considera que o Catálogo Coletivo SeCS continuará a existir, independentemente dos formatos das revistas.

Conclusão:

Para a Rede Brasileira Informação em Ciências da Saúde, coordenada pela BIREME e, mais especificamente para as bibliotecas cooperantes do Portal de Revistas da BVS, permanece o desafio de estreitar a colaboração de forma a divulgar amplamente os trabalhos realizados, modernizar o Catálogo Coletivo SeCS e promover ações que facilitem a sua comunicação e atuação, estimulando a formalização de diretrizes e treinamentos que possibilitem a adoção incondicional dos conceitos e propósitos dessa cooperação.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1