Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores Determinantes dRetenção de Peso Pós-Parto em Lactantes Atendidas em Unidades de Saúde da Família do Município de Cuité/PB / Determinant Factors of the Postpartum Weight Retention in Lactating Women Attended in Family Health Units of the city of Cuité/PB

Lucena, Rayane Santos de; Palmeira, Poliana de Araújo.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 23(2): 205-214, 2019. ilus., tab.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1015133

Introdução:

Atualmente, a obesidade é considerada um problema de saúde pública e acomete cada vez mais mulheres em idade e estágio reprodutivo (gestação e retenção de peso pós-parto).

Objetivo:

Analisar os fatores determinantes da retenção de peso pós-parto em lactantes atendidas nas Unidades de Saúde da Família da zona urbana do Município de Cuité/PB.

Métodos:

Trata-se de um estudo de seguimento com 28 lactantes, com informações coletadas por meio de um questionário semiestruturado e da aferição de peso e altura no primeiro e quarto mês de lactação. Para análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS for Windows.

Resultados:

Observa- -se que as lactantes multíparas e que apresentaram ganho de peso excessivo durante a gestação retiveram mais peso, não se mostrando relação com o estado pré-gestacional. Nota-se maiores médias de retenção nas mães com maior idade, e renda, as quais obtiveram ganho de peso excessivo e tiveram parto cesário. Cabe destacar que a mulher que apresentou retenção de peso superior a dois quilos após o parto, teve um aumento no seu IMC, evidenciando uma possível relação entre a retenção de peso e a instalação de sobrepeso em mulheres.

Conclusão:

Com base nos resultados obtidos enfatiza-se a importância do cuidado nutricional contínuo com a mulher em idade reprodutiva, incluindo acompanhamento nutricional no período pré-gestacional, com melhorias na assistência pré- -natal, e pós-parto, com a implantação de políticas públicas que proporcionem para a mulher subsídios necessários para a prevenção da obesidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR8.1