Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias para a adesão à higienização das mãos / Strategies for adherence to hand hygiene

Santos, Carla de Gouvêa dos; Brandão, Euzeli da Silva; Ortiz Sanchez, Maritza Consuelo; Azevedo, Suely Lopes de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(3): 763-772, mar. 2019. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1015757

Objetivo:

identificar as estratégias empregadas pelas organizações de saúde para promover a adesão à higienização das mãos entre a equipe multiprofissional.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa, com buscas de artigos nas Bases de dados BDENF, LILACS e PubMed, publicados entre os anos de 2011 a 2016. Elaborou-se por meio de um instrumento para a coleta dos dados, o delineamento, os resultados e as estratégias à higienização das mãos, apresentam-se em forma de figuras e analisados à luz de literatura.

Resultados:

revisaram-se 15 artigos, e agrupados por semelhança didática na categoria "componentes estratégicos e fatores modificáveis à adesão da higienização das mãos". Evidenciouse o emprego de recursos multimodais, com potencial de melhorar a conformidade e reduzir as oportunidades perdidas à higienização das mãos, sendo a abordagem "Meus Cinco Momentos" da OMS a estratégia empregada nas organizações de saúde.

Conclusão:

entende-se que o tema é multicausal e exige a produção de conhecimento, a partir do cotidiano assistencial, para o reconhecimento das possíveis barreiras e potenciais facilitadores para a adesão de higienização das mãos.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1