Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Metodologias ativas no ensino superior: opiniões, conhecimentos e atitudes docentes / Active methodologies in higher education: opinions, knowledge and teaching attitudes

Soares, Lorenna dos Santos; Silva, Nair Chase da; Moncaio, Ana Carolina Scarpel.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(3): 783-795, mar. 2019. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1015759

Objetivo:

examinar as opiniões, conhecimentos e atitudes sobre as metodologias ativas dos docentes dos cursos de graduação da área da saúde.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa realizada entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e biblioteca virtual SciELO. Analisaram-se os artigos e os resultados apresentaram-se em forma de figuras.

Resultados:

compôs-se a amostra por 25 publicações. Obtiveram-se, após a análise, três categorias temáticas "Opiniões dos docentes da área da saúde sobre a utilização de metodologias ativas"; "Conhecimentos dos docentes da área da saúde sobre a utilização de metodologias ativas" e "Atitudes dos docentes da área da saúde sobre a utilização de metodologias ativas".

Conclusão:

identificou-se, no quesito opinião, a prevalência do modelo tradicional de ensino, destacando-se as fragilidades das instituições de ensino superior para as mudanças pretendidas; no fator conhecimento, os docentes demonstraram pouco domínio dos fundamentos das metodologias ativas; no quesito atitude, evidenciaram-se tanto atitudes imobilistas, quanto favoráveis e de reconhecimento dos resultados positivos no uso de metodologias ativas.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1