Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermagem e ciência: uma reflexão sobre a sua consolidação / Nursing and science: a reflection about its consolidation

Sousa, Natália Daiana Lopes de; Abreu, Leidy Dayane Paiva de; Araújo, Eline Saraiva Silveira; Torres, Raimundo Augusto Martins; Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13(3): 839-843, mar. 2019.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1015777

Objetivo:

refletir sobre a ciência da Enfermagem e o enfermeiro cientista, levando em consideração os desafios da produção científica, para atingir grau equivalente ou próximo ao do conhecimento confiável.

Método:

trata-se de estudo descritivo, tipo análise reflexiva, construído por meio da busca na SciELO, LILACS e BDENF, com os descritores enfermagem e ciência, utilizando-se o operador booleano AND, e com delimitação temporal de 2012 a 2017.

Resultados:

destaca-se, por esta reflexão, a necessidade do fortalecimento dos princípios norteadores da prática científica para o fortalecimento da ciência de Enfermagem. Torna-se imprescindível a utilização de ferramentas disponíveis na promoção de ações sociopolíticas que apontem para a qualidade de vida da sociedade na internacionalização por meio da divulgação das publicações em periódicos relevantes.

Conclusão:

contribui-se, por esta reflexão, para a propagação do conhecimento produzido na realidade dos serviços de saúde, na comunidade e nos centros de formação de Enfermagem, acarretando mudanças significativas que não se restringem ao universo acadêmico.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1