Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adequação da indexação de artigos de ensaios clínicos na base de dados literatura latino-americana e do caribe em ciências da saúde (LILACS): estudo de periódicos da área de cardiologia / Indexing adequacy of clinical trials articles in the LILACS database: study of journals in the area of cardiology

Conceição, Maria Anália da.
São Paulo; s.n; 2016. 98 p.
Tese em Português | Repositório BVS | ID: biblio-1016665
As revisões sistemáticas (RS) são consideradas o mais alto nível de evidência para a tomada de decisão em questões de cuidados de saúde. Um dos primeiros passos de uma RS envolve a identificação de todos ensaios clínicos (EC) relevantes sobre o tema de interesse. Porém, a recuperação de EC em uma base de dados depende em parte da qualidade da indexação dos artigos publicados.

Objetivo:

Analisar a adequação da indexação dos EC como Tipo de Publicação (TP) na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), em uma amostra de artigos publicados em periódicos de cardiologia.

Métodos:

Este estudo transversal analisou a qualidade da indexação dos EC publicados entre 2008-2009 em periódicos de cardiologia indexados na LILACS. Duas revisoras identificaram e reclassificaram, de forma independente, todos os artigos primários originais publicados nesses periódicos como sendo EC ou outros tipos de desenhos, no campo TP. Os resultados da classificação das revisoras foram comparados com a indexação (TP) da LILACS.

Resultados:

Foram incluídos 721 artigos primários originais publicados em 11 periódicos de cardiologia. As revisoras classificaram 63 artigos como EC; 44 desses haviam sido corretamente indexados na LILACS, enquanto 19 tinham sido indexados como outros tipos de estudos (falsos negativos). As revisoras classificaram 658 artigos como não-EC; 651 desses haviam sido corretamente indexados pela LILACS e 7 artigos haviam sido incorretamente indexados como EC na LILACS (falsos positivos). A sensibilidade, especificidade e a acurácia global da indexação LILACS foram de 69,8%, 98,9% e 96,4% (695/721), respectivamente.

Conclusão:

Quase um terço dos EC em uma amostra de periódicos de cardiologia da LILACS não está corretamente indexado. É necessário melhorar a qualidade da indexação dos estudos publicados nesses periódicos.
Biblioteca responsável: BR1.1