Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Identificação de estudos na base de dados LILACS para revisão sistemática de teste diagnóstico / Identification of studies in the LILACS database for systematic diagnostic test review

Pereira, Rogerio Aparecido.
São Paulo; s.n; mar. 2016. 191 p.
Tese em Português | Repositório BVS | ID: biblio-1016693
Propor modelo a ser utilizado na construção de estratégia de busca na base de dados LILACS para recuperação de estudos em revisões sistemáticas de teste diagnostico.

Métodos:

Várias etapas foram realizadas para construção desta estratégia para LILACS mapeamento da literatura existente sobre a estrutura e funcionalidade da base; adaptação da estratégia de busca da MEDLINE/PubMed, publicada na Cochrane Handbook for Systemac Reviews of Diagnostic Test Accuracy para LILACS. A seguir avaliamos todas as estratégias de busca realizadas para MEDLINE nas RS de teste diagnóstico publicadas na Cochrane. Para cada RS de teste diagnostico, construímos e rodamos novas estratégias de busca, conforme modelo proposto para LILACS, para testar a recuperabilidade de estudos nesta base.

Resultados:

A construção da estratégia de busca para RS de teste diagnóstico que recuperou o maior número de estudos disponíveis na LILACS foi realizada por meio da adaptação da estratégia desenhada para MEDLINE; acrescentando termos nos três idiomas (espanhol, português e inglês); com a utilização dos recursos de busca e TAGs disponíveis pela base, bem como o uso do vocabulário controlado (DeCS) para especificar e ampliar o resultado. Quarenta e três estratégias para RS de teste diagnóstico foram testadas e todas recuperaram estudos por meio da busca na base. Verificamos que 64% das revisões analisadas não incluíram a LILACS nos métodos para identificação de estudos. Das 16 revisões que pesquisaram a LILACS, 87% limitaram a descrição dos termos de busca ao idioma inglês com a subutilização dos recursos de busca da base.

Conclusões:

A construção de estratégia de busca de teste diagnóstico sensível para LILACS é complexa e deve ser construída utilizando TAGs, DeCS, 3 idiomas, além dos recursos da base. A omissão de busca nesta base ou a não realização das etapas da construção da estratégia pode ocasionar perdas de potenciais estudos relevantes.
Biblioteca responsável: BR1.1