Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Use of Social Networks for Data Collection in Scientific Productions in the Health Area: Integrative Literature Review / Uso de redes sociales para recolección de datos en producciones científicas en el área de la salud: revisión integrativa de la literatura / Utilização de redes sociais para coleta de dados em produções científicas na área da saúde: revisão integrativa da literatura

Araújo, Ellen Thallita Hill; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim; Vaz, Jaiana Rocha; Magalhães, Edilane Jales Leite; Alcantara, Carlos Henrique Lima; Lago, Eliana Campêlo.
Aquichan ; 19(2): e1924, Jan.-June 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - Enfermagem, COLNAL | ID: biblio-1038322
RESUMO

Objetivo:

investigar as evidências da utilização de redes sociais para coleta de dados em produções científicas na área da saúde. Material e

método:

uma revisão integrativa da literatura a partir de estudos primários indexados nas plataformas SciELO, PubMed, LILACS, Scopus e Web of Science.

Resultados:

foram selecionados 16 artigos científicos, dos quais nove apresentaram foco na utilização do WhatsApp; cinco, no uso do Facebook; e dois, no emprego do Twitter para coleta de dados em produções científicas. Houve um crescimento no número de pesquisas associadas à utilização de redes sociais, embora ainda exista um grande paradigma relacionado ao uso para a geração de evidências científicas, o que resulta em um número ainda reduzido de pesquisas nessa temática.

Conclusões:

a área da saúde precisa aproximar-se cada vez mais do desenvolvimento de pesquisas associadas às redes sociais, pois isso possibilitaria uma intervenção viável e rápida na obtenção de respostas, além de ser uma ferramenta de baixo custo e bastante promissora para a coleta de dados.
Biblioteca responsável: CO243.1