Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A produção científica sobre resiliência na enfermagem / The scientific production on resilience in nursing

Sanematsu, Laudelino Siqueira Amaral; Silva, Ana Paula Jesus da; Martins, Maria do Carmo Fernandes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-13], 2019. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1052169

Objetivo:

analisar a produção científica acerca da resiliência em Enfermagem.

Método:

trata-se um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa. Realizou-se a pesquisa em periódicos nacionais, publicados entre os anos de 2009 a 2018, com busca no Portal de Periódicos CAPES, na base de dados LILACS, na BVS e na Biblioteca Virtual SciELO. Informa-se que os critérios de inclusão foram artigos científicos de pesquisa empírica, em língua portuguesa. Analisaram-se os dados de forma descrita após apresentação em figuras.

Resultados:

encontrou-se um total de 308 artigos e seis foram incluídos para a amostra final do estudo. Entende-se que a ausência de resiliência na Enfermagem é um fator de risco que exerce influência negativa na saúde psíquica e física do profissional enfermeiro. Observou-se que, a busca por apoio individual (religioso e psicológico), coletivo (relações interpessoais) e a identificação do fator chave do problema, contribuem para o aumento de resiliência.

Conclusão:

percebeu-se a escassez na produção sobre o tema nos últimos dez anos bem como a ausência de estudos quantitativos que apresentassem preditores de resiliência na Enfermagem. Fazem-se necessários estudos que relacionem o construto resiliência como variável dependente de outras dimensões como a vocação.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1