Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação de enfermagem e as repercussões na segurança do paciente / Nursing communication and its impact on patient safety

Settani, Sthefani Souza; Silva, Gislayne Barbara dos Santos; Julião, Isaac Henrique Tavares; Silva, Michella Catarina Florêncio da; Silva, Júlio César Bernardino da; Oliveira, Diego Augusto Lopes; Barbosa, Lidiane Marinho Silva; Silva, Cintia de Carvalho.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-7], 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1052184

Objetivo:

analisar a contribuição da comunicação de enfermagem para a segurança do paciente.

Método:

trata-se de estudo bibliográfico, descritivo, do tipo revisão integrativa, de 2013 a 2017, nas Bases de Dados MEDLINE, LILACS e BDENF. Organizaram-se os resultados em categorias a partir da técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

analisaram-se três estudos e se observou a comunicação interprofissional na passagem de plantão permite o registro e fornece informações condizentes a todo o processo de cuidado, propiciando um ambiente de trabalho harmonioso com assistência livre de danos ao paciente.

Conclusão:

ressalta-se que a comunicação dos profissionais deve fazer parte da cultura de segurança, minimizando os erros ao paciente. Observou-se como desafios, os atrasos dos profissionais, equipe incompleta e falta de tempo. Sugere-se novos estudos de modo a auxiliar os enfermeiros e demais profissionais de saúde na comunicação durante a passagem de plantão. Verifica-se, também, a necessidade de implementar protocolos específicos de passagem de plantão nos serviços com o proposito de melhorar a comunicação entre a equipe e consequentemente, melhorar a seguraça do paciente.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1