Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assédio moral no trabalho: uma abordagem multidisciplinar / Moral harassment at work: a multidisciplinary approach

Monteiro, Leslie Bezerra; Becker, Sandra Greice; Coêlho, Prisca Dara Lunieres Pêgas; Lopes, Graciana de Sousa; Freitas, Mariana Toniolli de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-8], 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1052563

Objetivo:

investigar, em periódicos on-line, como o fenômeno assédio moral no trabalho está sendo abordado em pesquisas científicas.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, no qual se utilizaram textos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde e indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, entre os anos de 2014 a 2016. Realizou-se, para a análise dos dados, uma divisão nas áreas de conhecimento as quais os artigos pertenciam.

Resultados:

encontraram-se 11 estudos, em três diferentes áreas de conhecimento, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão da pesquisa e ao objetivo do estudo.

Conclusão:

conclui-se que o tema assédio moral no trabalho é uma temática emergente na sociedade pós-moderna retratada por diferentes áreas de conhecimento como Serviço Social, Enfermagem e Psicologia. Mostrou-se, em cada área de conhecimento, a interação que há entre o assédio moral e o ambiente de trabalho, prestando-se maior visibilidade a este dano ético, moral e psicológico.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1