Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados a pacientes em uso de oxigenação por membrana extracorpórea / Care for patients using extracorporeal membrane oxygenation

Santos, Daniel Batista Conceição dos; Cardoso, Luana da Conceição Costa; Cássia, Thalisson Dheison Alves; Prata, Michelle Santana; Santos, Eduesley Santana.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-12], 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1052570

Objetivo:

analisar as evidências acerca da assistência de Enfermagem a pacientes em uso de oxigenação por membrana extracorpórea.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, com busca de artigos publicados em periódicos científicos de 2008 a 2018 e indexados nas bases de dados LILACS, MEDLINE e Scopus e no Centro LatinoAmericano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), analisados pela técnica de Análise de Conteúdo e apresentados em formas de figuras.

Resultados:

selecionaram-se nove artigos com a análise que agrupou os resultados nas seguintes categorias Deambulação/Mobilização; Gerenciamento dos circuitos; Cuidados gerais de Enfermagem; Monitorização hemodinâmica, posição prona; Monitorização do estado de sedação; Controle da anticoagulação e monitoração do sangramento.

Conclusão:

entende-se que a assistência de Enfermagem repercute diretamente na melhora do quadro clínico de pacientes que utilizam este tipo de suporte hemodinâmico, sendo primordial para a sua completa recuperação. Devem-se proporcionar capacitações específicas para que os enfermeiros possuam habilidades e competências suficientes para assistir o paciente de maneira segura e eficaz.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1