Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transexualidad y deporte: el caso brasileño de Tiffany Abreu / Transsexuality and sport: the brazilian case of Tiffany Abreu / Transexualidade e esporte: o caso brasileiro do Tifanny Abreu

Marques-Garcia, Rafael; Barbosa-Pereira, Erik Giuseppe.
Educ. fis. deporte ; 39(2): https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/339410, Julio 2020.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1104468
Problema Transexualidade e/ou esporte é uma combinação que vem causando debates fervorosos na sociedade. Na comunidade científica, esta questão apresenta estudos em fase de ascensão, por ser um tema controverso e ainda pouco explorado.

Objetivo:

descrever e analisar a trajetória da atleta transexual Tifanny Abreu no voleibol de alto rendimento e seu processo de ressignificação no esporte.

Metodologia:

descritiva e qualitativa, o que caracteriza um estudo de caso, através de uma entrevista com roteiro semiestruturado e duas reportagens.

Resultados:

encontramos resistências na revelação, formação e atuação de Tifanny devido a preceitos heteronormativos, discriminatórios e excludentes, que não reconhecem a performatividade queer.
Biblioteca responsável: CO197.1