Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação permanente em enfermagem no centro de tratamento intensivo / Permanent education in nursing at the intensive care unit

Oliveira, Jacqueline Aparecida; Spagnol, Carla Aparecida; Camargos, Anadias Trajano; Matos, Selme Silqueira de; Silva, Soleane Franciele da; Oliveira, Junia Melo de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-14], 2020. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1116297

Objetivo:

analisar na literatura científica como tem sido desenvolvida a educação permanente da equipe de enfermagem no Centro de Tratamento Intensivo.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa em que se buscou por artigos entre 2007 a 2017 no idioma português, nas bases de dados, LILACS, MEDLINE, BDENF e na Biblioteca Virtual de Saúde. Realizou-se a análise descritiva dos resultados a partir dos dados existentes na figura síntese dos artigos, com respaldo na literatura científica.

Resultados:

encontraram-se 583 artigos e cinco compuseram a amostra final. Considera-se, de modo geral, que os resultados decorrentes das capacitações realizadas foram satisfatórios, o que mostra a importância de um programa permanente de capacitação da equipe de enfermagem na Terapia Intensiva.

Conclusão:

pode-se dizer que, apesar de existirem ações de educação permanente no Centro de Terapia Intensiva, essa é uma política que ainda precisa se fortalecer e se consolidar nos hospitais brasileiros, visto que, neste estudo, encontrou-se um número reduzido de artigos relacionados ao tema, o que responde, em parte, aos pressupostos das autoras relativos a esta revisão integrativa.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1