Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência no trabalho da enfermagem nos serviços hospitalares: ponderações teóricas / Violence against nursing workers in hospital settings: theoretical considerations / Violencia en el trabajo de enfermería en servicios hospitales: ponderaciones teóricos

Queiroz, Antonio Alisson Oliveira de; Barreto, Francisca Adriana.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-12], jan. 2021. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1177415

Objetivo:

analisar nas produções científicas a violência no trabalho contra profissionais de Enfermagem que atuam no serviço hospitalar.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa da literatura, abrangendo estudos científicos nacionais, no período entre 2015 a 2020, encontrados nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, utilizando os descritores controlados. Analisaram-se os resultados de forma descritiva.

Resultados:

evidenciaram-se, pelos artigos encontrados, inadequadas condições de trabalho, como superlotação, carga horária de trabalho exaustiva, o que coloca em risco a exposição a estresse ocupacional e violência laboral. Demonstrou-se, da mesma forma, a presença de violência contra os profissionais de Enfermagem por parte dos usuários e, até mesmo, por outros profissionais da equipe.

Conclusão:

imbrica-se a violência no espaço laboral contra a equipe de Enfermagem de tal maneira que tem se tornado estrutural. Conclui-se que o paulatino sucateamento do SUS tem precarizado sobremaneira as relações de trabalho e tem causado efeito danoso na equipe de Enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1