Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ventilação não invasiva profilática, desfechos e seus impactos ­ uma revisão sistemática / Non-invasive prophylactic ventilation, outcomes and their impacts - a systematic review

Duarte, Helder Brito; Mendes, Kristine Menezes Barberino; Dias, Larissa Conceição; Menezes, Camilla de Souza.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 10(1): 118-126, Fev. 2020. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1223475
Ventilação Não Invasiva Profilática (VNIP) é uma modalidade de VNI aplicada a pacientes que foram eleitos para extubação, porém possui alto risco de falha.

OBJETIVO:

descrever e analisar populações favorecidas pela VNIP, impactos e desfechos.

MÉTODO:

Revisão sistemática, buscaram- -se ensaios nas bases de dados PubMed, EMBASE e Cochrane Library com os seguintes critérios de inclusão publicação nos últimos 20 anos, escrito em inglês, espanhol ou português; idade ≥ 18 anos; ventilação mecânica ≥ 48 horas; comparação da VNIP com terapia padrão. Critérios de exclusão VNIP < 4 horas; e VNIP intermitente.

RESULTADOS:

Resultaram-se oito estudos. Os desfechos foram reintubação, Insuficiência Respiratória Pós Extubação (IRPE), mortalidade e permanência na UTI. Características relevantes extraídas uso de VNIP de resgate, níveis de PaCO2, pressão inspiratória máxima e índice de respiração rápida superficial. Os estudos relatam que a aplicação de VNIP em população heterogênea reduz o risco de desenvolver IRPE, porém parece não haver consistência referente à reintubação, mortalidade na UTI, permanência na UTI e hospitalar. Estes marcadores foram apresentados através de resultados controversos entre os estudos revisados. Em pneumopatas especificamente, VNIP parece não ter impacto direto em reintubação e permanência na UTI.

CONCLUSÃO:

Os estudos divergem sobre uso da VNIP em prevenir principais desfechos, mesmo em pneumopatas, porém, seu uso em evitar IRPE é positivo. Sendo assim, necessitam-se estudos em populações com melhor predisposição a sucesso na extubação para comprovar a eficácia da VNIP.
Biblioteca responsável: BR333.2