Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Posição prona em pacientes em ventilação espontânea com insuficiência respiratória por COVID-19: relato de caso / Prone position in patients in spontaneous ventilation with respiratory failure by COVID-19: case report

Anjos, Jorge Luis Motta dos; Santos Junior, Frederico Lopes; Pires, Thiago Queiroz; Rocha, Gustavo Azevedo; Moreira, Pedro Diogenes Freire; Durães, Andre Rodrigues.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 10(3): 537-542, ago.2020. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1224123
A Posição Prona (PP) geralmente é utilizada em casos de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) grave, em pacientes com Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) e em ventilação mecânica invasiva, com o objetivo de melhorar a oxigenação. Entretanto, pode ser útil em casos de IRpA leve secundária ao COVID -19 reduzindo a necessidade de ventilação mecânica invasiva e as complicações associadas ao ventilador.

OBJETIVO:

Descrever o relato de caso do uso da posição prona (PP) em pacientes em ventilação espontânea com Insuficiência Respiratória Leve secundária ao COVID-19.

MÉTODO:

Trata-se de um relato de caso de um paciente com diagnóstico de COVID-19, com IRpA leve, com dispneia, tosse, hipoxemia e dessaturação, que dentre as técnicas de tratamento utilizou um protocolo de posição prona por períodos de duas horas, duas vezes ao dia, durante todo o período de internação.

RESULTADOS:

O paciente apresentou hipoxemia (SPO2 -94% e PO2- 62,9), associada a dispneia (Borg 6) na admissão, tendo apresentado melhora na dispneia (Borg 4) e saturação na oximetria de pulso de 96% após 24 horas de início do protocolo. Após 48 horas apresentou melhora gasométrica com valores e SPO2 e PO2 de 96,5% e 80,6 mmHg respectivamente.

CONCLUSÃO:

A posição prona em pacientes em ventilação espontânea, com insuficiência respiratória leve secundária ao COVID-19 é segura e pode ser utilizada como terapia adjuvante ao tratamento desse perfil de pacientes.
Biblioteca responsável: BR333.2