Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A implementação do Lean Healthcare em serviços de saúde hospitalares / The implementation of Lean Healthcare in hospital healthcare services / La implantación del Lean Healthcare en los servicios hospitalarios de salud

Santos, Marlene Cristina dos; Balsanelli, Alexandre Pazetto.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-18], jan. 2021. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1253984

Objetivo:

identificar, por meio de revisão integrativa de literatura, as ferramentas utilizadas e os resultados obtidos na implementação do Lean Healthcare em serviços de saúde hospitalares.

Métodos:

os dados foram coletados nas seguintes bases de dados MEDLINE, LILACS e IBECS. Incluíram-se estudos publicados entre 2010 e 2020, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola e com textos completos. A estratégia de busca utilizou o cruzamento dos descritores gestão em saúde, eficiência organizacional, hospital e Lean Healthcare, que selecionou 24 artigos.

Resultados:

doze ferramentas diferentes foram utilizadas para implementação do Lean Healthcare em serviços hospitalares e todos os estudos mostraram resultados positivos com a aplicação da metodologia, que se mostrou possível e eficaz naqueles serviços. As principais ferramentas utilizadas para implementação foram o Mapa de Fluxo de Valor e Define, Measure, Analyze, Improve e Control, e os resultados mais relevantes foram diminuição do tempo de espera dos clientes e maior eficiência nos processos.

Conclusão:

notou-se que a implementação do Lean como estratégia organizacional ainda é um desafio e há a necessidade de capacitar e instrumentalizar os profissionais da saúde para isso.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1