Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências para promoção da saúde na formação do enfermeiro / Competencies for health promotion in nursing training / Competencias para la promoción de la salud en la formación de enfermería

Sampaio, Brenda Belém Luna; Xavier, Samyra Paula Lustoza; Machado, Lucas Dias Soares; Nunes, Sabrina Freitas; Rodrigues, Andreza de Lima; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-14], jan. 2021. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1282409

Objetivo:

Identificar as produções científicas acerca das competências para promoção da saúde no processo de formação do enfermeiro.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em abril de 2020, a partir da busca pareada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Após a aplicação dos filtros e refinamentos dos achados, 14 artigos compuseram o corpus de análise desta pesquisa.

Resultados:

Os estudos mostram que o desenvolvimento de competências em promoção da saúde aproxima-se gradativamente do preconizado pelo Sistema Único de Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, sendo essencial à transformação completa dos modelos educativos tradicionais, e ao desenvolvimento do protagonismo estudantil, estimulado durante a graduação através da aplicação teórico-prática da promoção da saúde.

Conclusão:

Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento de competências permeia a produção científica e as discussões acerca do processo formativo em enfermagem, no qual a Promoção da Saúde é concebida como elemento norteador.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1