Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Netnografia e a pesquisa em Enfermagem em ambiente virtual: experiência com adolescentes no Facebook / Netnography and nursing research in a virtual environment: experience with adolescents on Facebook

Aragão, Joyce Mazza Nunes; Gubert, Fabiane do Amaral; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(2): 319-325, set. 2021. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1291526

Objetivo:

relatar o uso da netnografia para pesquisa em enfermagem no Facebook com adolescentes escolares.

Método:

estudo qualitativo, netnográfico de observação participante, realizado em dois grupos da rede social Facebook, criados para a prática educativa em saúde de enfermagem junto a adolescentes.

Resultados:

O uso da netnografia possibilitou evidenciar a cibercultura no contexto da adolescência e como esta intervém no processo de ensino-aprendizagem online. As relações de ensino-aprendizagem em saúde mediadas pelo Facebook, consolidaram-se em rede de colaboração entre enfermeira e adolescentes. Considerações finais A netnografia é uma técnica com potencial na pesquisa, especialmente na atualidade, todavia, é pouco referida na área da saúde e Enfermagem. O estudo procurou contornar esse desafio do conhecimento, apresentando a abordagem da netnografia para pesquisa online com junto a adolescentes no Facebook, ampliando assim, essas possibilidades. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2