Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências da funcionalidade familiar e do enfrentamento após lesão medular / Evidence of family functionality and coping after spinal injury / Evidencia de funcionalidad familiar y enfrentamiento después de una lesión espinal

Rocha, Mayara Araújo; Coura, Alexsandro Silva; Almeida, Isabella Joyce Silva de; Araújo, Renata Ferreira de; Caminha, Bruna Lys Morais; França, Inácia Sátiro Xavier de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(2): [1-15], jul. 2021. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1293308

Objetivo:

avaliar a funcionalidade familiar e estratégias de enfrentamento em adultos com lesão medular.

Método:

revisão integrativa, realizada no mês de outubro de 2018, com busca avançada nas plataformas Pubmed, Scopus, Lilacs, Scielo, Bdenf, Ibecs e Web of Science. A busca dos artigos que compuseram a amostra foi realizada a duplo-cego. Foram elegíveis para a pesquisa 11 estudos que respondiam à questão norteadora e publicados nos últimos dez anos, nas línguas inglesa, portuguesa ou espanhola. Para a coleta, utilizou-se formulário validado e, para a análise, a categorização de conteúdo temática de Bardin.

Resultados:

verificou-se que a maioria dos artigos se derivaram da Pubmed e apresentam tipo de estudo transversal, com nível de evidência V. Emergiram duas categorias "Funcionalidade familiar das positivas evidências autorreferidas às fragilidades dos cuidadores" e "Estratégias de enfrentamento percalços entre sentimentos negativos e o foco no problema".

Conclusão:

há um bom funcionamento familiar de pessoas com lesão medular, quando autorreferido, porém, constataram-se fragilidades na composição familiar, sobretudo de aspectos relacionados ao cuidador e parentes externos. As estratégias de enfrentamento de pessoas com LM são focadas no problema, reavaliação positiva, desamparo e espiritualidade.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1