Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiencia con el uso de plasma rico en plaquetas autólogo en el tratamiento de las úlceras del pie diabético / Use of platelet rich plasma in the treatment of diabetic foot ulcers. Report of the experience / Experiência com o uso de plasma autólogo rico em plaquetas no tratamento de úlceras do pé diabético

Orellano, Pablo; Torres Negreira, Matías; Colombo, Agustín; Lamela, Natalia; Saliwonczyk, Daniela; Berro, Maximiliano; Sierra, Gabriela; Rodríguez, Ismael; Vucovich, Lilian.
Rev. méd. Urug ; 37(3): e37302, set. 2021. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BNUY | ID: biblio-1341550
Resumo As úlceras do pé diabético (UPD) geram alto custo para o paciente e para o sistema de saúde. A vascularização deficiente, a inibição da geração de fatores de crescimento e migração celular, entre outros fatores, influenciam sua cronicidade. Os fatores de crescimento derivados de plaquetas (PDGF) estimulam a quimiotaxia, a neovascularização e a regeneração de tecidos.

Objetivo:

avaliar a eficácia de uma formulação autóloga de plasma rico em plaquetas (PRP) como modalidade complementar para o tratamento da UPD, avaliando sua segurança e efeitos adversos. Materiais estudo observacional. O PRP foi aplicado a 6 pacientes com UPD crônica, Wagner II, III, com um atraso médio na cicatrização de 94 semanas. Foi administrado por punção e como gel sobre a lesão uma vez por semana até o fechamento da úlcera ou por 12 semanas. As UPD foram analisadas em relação à área e sua progressão, utilizando o software de análise de imagem de úlcera Mobile Wound Analyzer (MOWA). A redução percentual da área foi calculada entre a medição inicial e a semana 12. Como critério de melhora, optou-se pela redução > 70% da lesão.

Resultados:

predominou o sexo masculino com média de idade de 53 ± 7,3 anos. Após 12 semanas de tratamento, foi relatada uma redução média no tamanho da úlcera de 78%, sendo 2 com cicatrização completa e 2 em 99%. Um paciente foi amputado após desenvolver infecção descontrolada.

Conclusão:

a aplicação do PRP melhorou a regeneração tecidual, encurtando o tempo de duração da úlcera, promovendo sua cicatrização sem efeitos adversos, ao mesmo tempo que eliminava a necessidade de procedimentos de manejo na úlcera crônica.
Biblioteca responsável: UY6.1