Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Active play interventions on motor skills of preschoolers: a systematic review / Intervenções com brincar ativo nas habilidades motoras de pré-escolares: uma revisão sistemática

Santiago, Fátima Larissa; Cardoso, Darley Severino; Aragão, Raquel da Silva; Oliveira, Dayana da Silva; Pinheiro, Isabeli Lins.
Rev. bras. ciênc. mov ; 29(3): [1-20], jul.-set. 2021. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1369140
Brincadeiras ativas podem contribuir para redução do tempo sedentário e gerar potenciais benefícios para o desempenho das habilidades motoras fundamentais em crianças. Assim, o objetivo desta revisão sistemática foi fornecer uma síntese das evidências sobre as contribuições do brincar ativo para a habilidades motoras fundamentais em crianças de 2 a 5 anos tipicamente desenvolvidas, bem como verificar as diferenças entre os protocolos de intervenção utilizados nos estudos. Os estudos foram identificados por meio de busca nas bases de dados PubMed, Web of Science e Lilacs. Foram incluídos os ensaios clínicos disponíveis em inglês, realizados em crianças com desenvolvimento típico, e excluídos os estudos com a temática de jogos eletrônicos. Dois pesquisadores independentes examinaram os estudos e conduziram a extração de dados. Oito artigos foram incluídos na revisão sistemática; três identificaram que as crianças que vivenciaram intervenções com brincadeira ativa livre tiveram melhor desempenho nas habilidades de manuseio e equilíbrio. Quatro estudos identificaram que crianças que praticavam brincadeiras ativas orientadas tinham melhor desempenho nas habilidades de locomoção, manipulação e equilíbrio, um estudo não encontrou diferença significativa. Concluímos que a prática da brincadeira ativa, especialmente a orientada, contribui positivamente para o desempenho das habilidades motoras fundamentais de crianças de 3 a 5 anos tipicamente desenvolvidas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1552.1
Localização: BR 1552.1