Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influência da úlcera venosa na qualidade de vida dos pacientes: revisão integrativa / Influence of venous ulcer in patients' quality of life: an integrative review / Influencia de la úlcera venosa en la calidad de vida de los pacientes: una revisión integradora

Santos, Lívia da Silva Firmino dos; Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal; Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de; Nogueira, Glycia de Almeida; Joaquim, Fabiana Lopes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(supl.3): 7710-7722, abr. 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1391642

Objetivo:

identificar na literatura a influência da úlcera venosa na qualidade de vida dos pacientes.

Método:

revisão integrativa com vistas a responder a questão << Quais os conhecimentos produzidos sobre a influência da úlcera venosa na qualidade de vida dos pacientes? >>. A coleta de dados foi realizada entre os meses de março e abril de 2014. Foram utilizados os descritores "úlcera varicosa" e "qualidade de vida" e selecionados artigos na língua portuguesa, inglesa e espanhola, nas bases de dados LILACS, PUBMED, BDENF, COCHRANE e IBECS no período entre jan/2009 e dez/2013.

Resultados:

os fatores encontrados que influenciam na qualidade vida de uma pessoa com úlcera venosa, e que causam baixa qualidade de vida foram dor, limitação/restrições nas atividades de vida diária e a qualidade do tratamento/assistência prestada.

Conclusão:

é possível melhorar a qualidade de vida desses pacientes pela assistência, utilização de tratamentos comprovadamente eficazes como a utilização de terapia compressiva e investindo em novas pesquisas que possibilitem maiores conhecimentos a cerca das dificuldades enfrentadas pelos pacientes.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1