Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"Avançado" ou "precipitado"? Sobre o Modelo de Acesso Avançado/Aberto na Atenção Primária à Saúde / "Advanced" or "precipitate"? About the Advanced/Open Access Model in Primary Health Care / ¿"Avanzado" o "apresurado"? Sobre el Modelo de Acceso Avanzado/Abierto en Atención Primaria de Salud

Stelet, Bruno Pereira; Modesto, Antônio Augusto DallAgnol; Oliveira Neto, Alfredo de; Aragão, Cristal Moniz de; Reigada, Carolina Lopes de Lima.
Trab. Educ. Saúde (Online) ; 20: e00588191, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1395173
Resumo O modelo de Acesso Avançado ou Aberto (Advanced/Open Access) vem sendo estimulado por gestores e valorizado pela medicina de família e comunidade brasileira como modelo de gestão da clínica na Equipe de Saúde da Família. Este artigo de revisão integrativa discute como essa tecnologia pode qualificar ou prejudicar a Atenção Primária à Saúde. Embora ajude a promover mudanças necessárias em agendas tradicionalmente voltadas para ações programáticas, o modelo tem um forte viés gerencialista. Ao desconsiderar premissas básicas, sua implantação pode resultar em sofrimento do profissional e em sua alienação perante o território e o cuidado integral em saúde, além de reforçar o modelo biomédico e a medicalização social. Apontamos caminhos para que 'avançado' não signifique 'precipitado', destacando que uma implantação com base no diálogo entre trabalhadores, gestores e usuários parece mais coerente com a própria literatura sobre Acesso Avançado e com a produção nacional sobre Acolhimento no Sistema Único de Saúde.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3