Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formas e prevalência da violência obstétrica durante o trabalho de parto e parto: revisão integrativa / Forms and prevalence of obstetric violence during labor and delivery: integrative review / Formas y prevalencia de la violencia obstétrica durante el trabajo de parto y parto: revisión integrativa

Souto, Raissa Emanuelle Medeiros; Brito, Nayara Santana; Sousa, Luana Silva de; Brandão, Jessica Cunha; Damasceno, Ana Kelve de Castro; Melo, Emanuella Silva Joventino; Rodrigues, Dafne Paiva; Grimaldi, Monaliza Ribeiro Mariano.
Rev. enferm. UFPE on line ; 16(1): [1-16], jan. 2022. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1400954

Objetivo:

analisar a produção científica sobre as formas prevalentes e as características da violência obstétrica no cotidiano da assistência ao trabalho de parto e parto.

Método:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE, SCOPUS, Web of Science, LILACS e BDENF. A busca inicial identificou 1.032 publicações das quais 23 foram analisadas e fizeram parte do estudo. Os estudos selecionados foram realizados com mulheres ou profissionais que abordavam a temática, com delineamento quantitativo e qualitativo, sem restrição de data ou idioma e produzidos em países lusófonos.

Resultados:

os estudos selecionados deram origem a sete categorias que consideraram os discursos das mulheres e dos profissionais de saúde sobre a assistência ao parto violência verbal, psicológica, física, sexual, discriminatória, institucional e financeira.

Conclusão:

a revisão permitiu conhecer as diferentes formas como a violência é vivenciada, estando presentes em diversos momentos e contextos da assistência ao parto, demonstrando que ações efetivas são necessárias para a sua erradicação.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1