Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização da Técnica em Z na administração de medicamentos por via intramuscular: revisão integrativa / Use of the Z-Technique in intramuscular drug administration: integrative review / Uso de la Técnica Z en la administración intramuscular de fármacos: revisión integradora

Magnabosco, Patricia; Raponi, Maria Beatriz Guimarães; Toneti, Adrielle Naiara; Toneti, Bruna Francielle; Godoy, Simone de; Marchi-Alves, Leila Maria.
Rev. enferm. UFPE on line ; 16(1): [1-21], jan. 2022. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1400956

Objetivo:

analisar as evidências disponíveis na literatura sobre a utilização da Técnica em Z na administração de medicamentos por via intramuscular.

Método:

revisão integrativa realizada entre os meses de julho e dezembro de 2021 por meio da busca de publicações em periódicos indexados no Pubmed, Cinahl, Lilacs, Web of Science, Scielo e Cochrane, seguindo as etapas das diretrizes PRISMA. Os critérios de elegibilidade foram artigos publicados em periódicos que abordassem o uso da Técnica em Z na administração de medicamentos por via intramuscular; encontrados nos idiomas português, inglês e espanhol; sem apresentação de delimitação de tempo de publicação.

Resultados:

foram incluídos 11 artigos (10 das bases de dados e um extraído das referências dos estudos selecionados), analisados em duas categorias dor/reações locais da injeção e realização da Técnica em Z na prática profissional. A utilização da Técnica em Z mostrou redução da dor e das reações locais quando comparada ao procedimento sem o emprego da Técnica. A maioria dos profissionais de enfermagem relatou não conhecer ou nunca ter empregado a Técnica em Z.

Conclusão:

Os resultados podem alertar para a necessidade de ampliar a investigação deste tema, visando incentivar o conhecimento e a prática assistencial na administração de medicamentos por via intramuscular.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1