Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Varíola dos macacos: mapeamento nas principais ferramentas com sistemas metabuscadores e filtrados por evidências / Monkey pox: mapping in the main tools with metasearch and evidence-filtered systems

Puga, Maria Eduarda dos Santos; Camargo, Érika Barbosa; Atallah, Álvaro Nagib; Person, Osmar Clayton.
Diagn. tratamento ; 28(1): 40-60, jan-mar. 2023. ilus 27, tab 2
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1413212

Contexto:

O aumento de casos de varíola dos macacos fora do continente africano tem causado preocupação às autoridades sanitárias pela maior agressividade, sugerindo a necessidade de maiores cuidados, envolvendo maior risco de evolução desfavorável.

Objetivos:

Avaliar a efetividade dos mecanismos metabuscadores ao fornecer um mapeamento de evidências com foco em revisões sistemáticas e uma identificação dessas sínteses de evidência para responder questões atreladas à varíola dos macacos para a prática clínica de profissionais de saúde.

Métodos:

Trata-se de revisão de literatura. Foram pesquisadas cinco ferramentas eletrônicas Tripdatabase, Epistemonikos, WorldWideScience, Portal Regional BVS e PubMed ­ Clinical Queries. O foco de busca envolveu apenas as sínteses de evidência em revisões sistemáticas. Foi utilizada a terminologia oficial em língua inglesa nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings (MeSH) Monkeypox.

Resultados:

Os metabuscadores obtiveram os resultados para a identificação das sínteses PubMed 16 revisões sistemáticas; Tripdatabase 4 revisões sistemáticas, nas quais somente 3, de fato, eram sobre a varíola dos macacos; Epistemonikos 19 revisões sistemáticas; WorldWideScience 35 revisões sistemáticas e Portal Regional BVS 22 revisões sistemáticas. Discussão A maior sensibilidade das ferramentas metabuscadoras alavancou os resultados, tornando possível um melhor cenário para profissionais de saúde tomarem decisões. Recomenda-se que essas ferramentas sejam utilizadas como rotina nas estratégias de busca.

Conclusão:

A análise estratégica de busca, a partir da varíola dos macacos, demonstrou que as ferramentas metabuscadoras apresentam excelente abrangência e cobertura no que tange à obtenção das melhores informações científicas, focadas em evidências, recomendando-se sua utilização como fonte inicial para as buscas de evidências e, também, no aprimoramento das perguntas de pesquisa.
Biblioteca responsável: BR12.1
Localização: BR12.1