Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Razões para viver e risco do suicídio em graduandos de uma universidade pública de Pernambuco / Reasons for living and the meaning of suicide in graduandos of a public university of Pernambuco / Razões para vivir y el significado del suicidio en graduandos de una universidad pública de Pernambuco

Andrade, Maysa Teixeira de; Oliveira, Natália Larissa Luna de; Barros, Raissa Bezerra; Almeida, Ligia Maria de; Gregório, Vera Rejane do Nascimento; Beserra, Maria Aparecida.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-6, mar. 20, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1425692

Objetivo:

Investigar as Razões para Viver e os riscos da ideação suicida para os graduandos da Universidade de Pernambuco.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa quantitativa com caráter descritivo realizada nas instituições do Campus Santo Amaro com 359 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada através de dois instrumentos autoaplicáveis um questionário sociodemográfico e a Escala de Razões para Viver. Os dados foram digitalizados em planilhas eletrônicas, o tratamento estatístico foi realizado no programa Excel.

Resultados:

Constatou-se que 46,52% dos acadêmicos possuem risco médio para a ideação suicida, ressalta-se ainda que um percentual de 3,62% dos estudantes teve risco elevado para o pensamento suicida.

Conclusão:

Tais achados constituem tanto como um diagnóstico situacional, para que as instituições de ensino superior promovam programas e estratégias voltados para a prevenção da ideação suicida e a redução de fatores de risco, tal como para que os docentes atuantes, dentro do campus ou os que assistem os estudantes fora dele, tenham conhecimento da importância de medidas que visem identificar e minimizar tal situação, melhorando assim o ambiente acadêmico. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2