Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de psicoterapia on-line para psicólogos clínicos na pandemia Covid-19 / Social representations of online psychotherapy for clinical psychologists in the Covid-19 pandemic / Representaciones sociales de la psicoterapia en línea para psicólogos clínicos en la pandemia de Covid-19

Vidal, Gabriela Pereira; Brito, Annie Mehes Maldonado; Castro, Amanda.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 12(1)fev. 2023. tab, ilus
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1428058

OBJETIVO:

Os serviços tecnológicos tiveram um crescimento exponencialmente acelerado nos últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia coronavírus. Entre esses serviços estão aqueles relacionados à saúde, como a psicoterapia on-line.

OBJETIVO:

Esse estudo buscou compreender as representações sociais associadas ao atendimento on-line pelos psicólogos clínicos.

MÉTODO:

Utilizou-se como instrumentos 1) teste de associação livre de palavras para investigação das representações sociais da psicoterapia on-line; 2) questionário semiestruturado para investigação das práticas sociais e atitudes relativas ao objeto; 3) questionário contendo questões de caracterização dos participantes e itens sobre o posicionamento atitudinal frente ao objeto. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os participantes foram 151 psicólogos residentes no Brasil, acessados pela técnica snowball. Para análise utilizou-se os softwares SPSS, EVOC 2000 e IRaMuTeQ. Como resultados pode-se destacar a representação social da psicoterapia online muito relacionada a aspectos de facilidade, acesso e conexão, que parecem estar relacionadas a possibilidades de alcance de alguns grupos sociais, atrelados ao vínculo e acolhimento necessários neste serviço. Estas representações aparecem também como ancoradas nas de psicoterapia presencial.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que no momento desta pesquisa os profissionais estavam voltados à adaptação da psicoterapia presencial para a psicoterapia on-line e destaca-se a importância da ampliação dos conhecimentos sobre esse novo setting psicoterapêutico.
Biblioteca responsável: BR333.2