Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As ações de gerência do cuidado em serviço de hemodiálise: revisão integrativa / Management care actions in hemodialysis service: integrative review / Las acciones de gerencia del cuidado en el servicio de homodiálisis: revisión integradora

Silva, Cecília Teixeira da; Christovam, Bárbara Pompeu.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(8): 8890-8898, ago. 2015. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1434181

Objetivo:

analisar estudos acerca das ações de gerência do cuidado em serviços de hemodiálise.

Método:

revisão integrativa, nas bases de dados LILACS, IBECS, MEDLINE, BDENF e CINAHL com a questão << Há evidências na literatura científica acerca das ações de gerência do cuidado realizadas pelo enfermeiro em serviços de hemodiálise? >> Na amostra de nove artigos, a análise dos dados foi descritiva, utilizando a técnica de análise de conteúdo temático, que permite avaliar a qualidade e o nível das evidências disponíveis na literatura, fornecer elementos para tomada de decisão e identificar as lacunas para o desenvolvimento pesquisas.

Resultados:

dos principais achados dos estudos, emergiram os temas Protocolos Clínicos; Análise de Custos Assistenciais; Gestão de Recursos Humanos e Qualidade; Segurança do Paciente; Modelos de Gestão do Cuidado e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

Conclusão:

poucas são as produções científicas internacionais e nacionais. Assim, destaca-se a relevância e a necessidade de novas pesquisas.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1