Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Emancipação das mulheres em sua condição de oprimidas e subordinadas ao homem: revisão integrativa / Emancipation of women in their condition of oppressed and subordinated to man: an integrative review / Emancipación de las mujeres en su condición de oprimidas y subordinadas al hombre: una revisión integradora

Lucena, Kerle Dayana Tavares de; Lima, Wenderson Renovato de; Deininger, Layza de Souza Chaves; Coelho, Hemílio Fernandes Campos; Vianna, Rodrigo Pinheiro de Toledo; Anjos, Ulisses Umbelino dos.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(9): 9254-9263, set. 2015. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1435680

Objetivo:

analisar na literatura as discussões acerca da violência de gênero que versem sobre a emancipação das mulheres de sua condição de oprimidas e subordinadas ao homem.

Método:

revisão integrativa, utilizando os descritores Identidade de Gênero, Violência Domestica, Violência contra a mulher nas bases de dados MEDLINE, LILACS, REPIDISCA, BDENF e IBECS. A coleta foi realizada no período de agosto a outubro de 2014. Foram construídas três categorias de análise.

Resultados:

as publicações emergiram a partir de 2007, o que provavelmente está diretamente ligado a lei Maria da Penha, os principais anos de publicação foram 2007, 2009, 2011, 2012.

Conclusão:

foram poucos artigos que atenderam ao delineamento, demonstrando a necessidade de mais estudos sobre essa temática para dar visibilidade ao fenômeno da violência doméstica contra a mulher, é fundamental que se construa alternativas que levem ao empoderamento dessas mulheres.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1