Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A transexualidade na literatura científica das Ciências da Saúde / Transexualidad en la literatura científica de las Ciencias de la Salud / Transsexuality in the health sciences' scientific literature

Salles, Débora Gomes; Gonçalves, Jéssica dos Santos; Araújo, Luciana Danielli de.
Inf. inf ; 22(2): 265-292, maio/ago. 2017. tab, graf
Artigo em Português | Repositório BVS | ID: biblio-875250

INTRODUÇÃO:

O trabalho discute a visibilidade dos estudos científicos sobre transexualidade no campo da Saúde.

Objetivos:

O estudo questiona de que forma a transexualidade é abordada no campo na atualidade, tendo como margem temporal o período 2014-2016.

METODOLOGIA:

A análise de domínio, proposta por Birger Hjørland e Hanne Albrechtsen, foi adotada, como abordagem teórico-metodológica, para o reconhecimento do grupo social transgênero como uma comunidade discursiva. A coleta de dados foi realizada na base LILACS, gerenciada pelo Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), a partir dos dados descritivos (centrando-se no título dos artigos), tendo como limitador do levantamento o(s) termo(s) "transexual(is)".

RESULTADOS:

Foram recuperados 22 (vinte e dois) documentos no período. A partir destes, foram identificados para análise os seguintes metadados, autor, título, método e população de estudo utilizados, descritor, ano de publicação, sendo consideradas para o estudo, como centrais, s elementos "método" e "temacidade" (retirada a partir dos descritores). Após a análise do corpus, constatou-se que os métodos adotados para abordar o tema são estudos de narrativa; revisões de análises quali e quantitativas, estudos observacionais, revisões teóricas; análises de conteúdo, estudos comparativos, análises de discurso, revisões sistemáticas, entre outras citadas ao longo deste estudo. As principais ocorrências temáticas identificadas a partir dos descritores foram pessoas, readequação, gênero, identidade, hormônios e saúde.

CONCLUSÕES:

Dentro dos limites da extensão e horizontalidade dos dados, depreende-se dos resultados que as Ciências da Saúde na América Latina e Caribe ainda estudam a transexualidade com foco na patologização dos indivíduos, principalmente a partir das representações manifestadas pelas noções "readequação" e "hormônios"
Biblioteca responsável: BR1.1