Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Bem-estar espiritual decorrente da audição passiva de música sacra em familiares enlutados: ensaio clínico randomizado / Spiritual well-being resulting from passive listening of sacred music in bereaved relatives: randomized controlled trial

Silva, Vladimir Araujo da.
São Paulo; s.n; 2015. 156 p.
Tese em Português | MTYCI | ID: biblio-878437

Introdução:

A música constitui um recurso de cuidado capaz de integrar todas as dimensões humanas e direcionar questionamentos e reflexões acerca do significado da vida e sua finitude, subsidiando a expressão da espiritualidade e a compreensão do sentido da vida.

Objetivo:

Avaliar os efeitos da musicoterapia no bem-estar espiritual de familiares enlutados.

Método:

Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com abordagem quantitativa. Os participantes foram alocados aleatoriamente para o Grupo 1 controle, sem intervenção, Grupo 2 experimental, com música sacra cantada ao vivo, e Grupo 3 experimental, com música sacra instrumental ao vivo. A pesquisa foi realizada nas residências de usuários cadastrados na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá-PR, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. A amostra foi composta por familiares enlutados pela morte de pacientes oncológicos, há pelo menos um mês e no máximo 12 meses, residentes nos municípios de Maringá, Sarandi ou Paiçandu, com idade igual ou superior a 18 anos, função auditiva referida preservada e função da linguagem preservada, que participaram do processo de cuidado no fim da vida de seu ente querido e aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados ocorreu entre janeiro de 2014 e março de 2015, por meio da utilização de um formulário semiestruturado e da Escala de Bem- Estar Espiritual (EBE), subdividida em Bem-Estar Religioso (BER) e o Bem-Estar Existencial (BEE), aplicada antes e após a intervenção. Foram utilizadas três músicas sacras brasileiras (Vossa presença faz viver; Prece ao Deus vivo; Quando a dor chegar), pré-selecionadas e executadas ao vivo, pelo pesquisador e uma flautista, utilizando voz (tenor), violão acústico e flauta doce (contralto), em quatro sessões de audição passiva, com duração de 20 minutos, uma vez por semana, de forma individual ou em grupo. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais, por meio dos testes Qui-Quadrado ou Análise de Variância, ao nível de 5% de significância.

Resultados:

No total, 69 familiares enlutados participaram do estudo, (27,5% cônjuges e 72,5% filhos), sendo alocados, aleatoriamente, 23 em cada grupo. As médias dos escores gerais de Bem-Estar Espiritual, antes e após a intervenção, foram, respectivamente 106,4 e 105,5 no Grupo 1; 103,2 e 105,2 no Grupo 2; 107,4 e 108,7 no Grupo 3. Para o BER as médias foram 57,9 e 56,9 no Grupo 1, 56,3 e 56,4 no Grupo 2, 57,4 e 58,1 no Grupo 3. Para o BEE as médias foram 48,5 e 48,6 no Grupo 1, 46,9 e 48,9 no Grupo 2, 49,9 e 50,7 no Grupo 3. Os Coeficientes Alfa de Cronbach, antes e após a intervenção (0,826 e 0,848) demonstram alta confiabilidade nas respostas dos participantes em relação à EBE.

Conclusão:

Embora não sejam estatisticamente significativos, os resultados sugerem que a musicoterapia pode melhorar o bem-estar espiritual de familiares enlutados, e que a música sacra cantada pode subsidiar melhores níveis de bem-estar espiritual quando comparada à música sacra instrumental.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1