Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The words of prevention, part I: changing the model / As palavras da prevenção, parte I: mudando o modelo / Las palabras de la prevención, parte I: cambiando el modelo

Jamoulle, Marc; Gavilán, Enrique; Cardoso, Raquel Vaz; Mariño, María Ana; Pizzanelli, Miguel.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 10(35): 1-9, abr.-jun. 2015. Tab
Artigo em Inglês | LILACS, Repositório BVS | ID: biblio-878993

Objetivo:

este artigo, parte I, explora os diferentes significados de palavras-chave relevantes para a Medicina Geral/Medicina de Família (MG/MF) no campo da prevenção. O objetivo é contribuir para o processo de informação para a MG/MF, mantendo-se alinhado com os principais termos utilizados na organização dos cuidados em saúde.

Métodos:

foram selecionadas palavras-chave importantes para a MG/MF no campo da prevenção. Em seguida, foi realizada uma busca nas principais fontes no âmbito da MG/MF, bem como no Medical Subject Heading e nas principais bases de dados terminológicas disponíveis online. Resultados e Discussão há discrepância entre os conteúdos conceituais dos principais modelos de prevenção entre as fontes bibliográficas usuais na área do conhecimento em MG/MF, em particular, e da medicina em geral.

Conclusão:

para a MG/MF a distribuição de atividades preventivas está firmemente estabelecida em um novo modelo construtivista, privilegiando a relação médico-paciente ao introduzir um pensamento cibernético sobre as atividades de cuidados de saúde, com um especial compromisso com a ética e o dever positivo da beneficência.
Biblioteca responsável: BR1931.9