Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O conceito de Sistemas de Representações Sociais na produção nacional e internacional: uma pesquisa bibliográfica / The concept of Social Representation Systems in national and international production: a literature search

Félix, Lívia Botelho; Andrade, Danyelle Almeida de; Ribeiro, Fernanda Siqueira; Correia, Clarissa Cristina Gonçalves; Santos, Maria de Fátima de Souza.
Psicol. saber soc ; 5(2): 198-217, jul.-dez. 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS, Index Psi Periódicos Técnico-Científicos | ID: biblio-947047
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o emprego do conceito de sistema de representações sociais (SRS) no âmbito da Teoria das Representações Sociais. Diversas bases de dados foram acessadas virtualmente (Scielo, BVS, Portal de Periódicos e de teses e dissertações da Capes, Google Acadêmico, e os periódicos da "Papers on Social Representation"), efetuando-se uma busca a partir dos seguintes termos sistema, sistema de representação social, sistema representacional, e suas variações em inglês e no plural. Foram incluídos na análise 37 artigos e 7 teses/dissertações publicados entre 1993 e março de 2015. Através da análise documental, organizou-se o corpus em quatro categorias principais "SRS como conjunto de representações sociais", "SRS como conjunto de conhecimentos", "SRS como sinônimo de representações sociais", e "Noções dispersas". O uso do conceito de SRS como conjunto de representações sociais foi mais frequente, seguida pela categoria "noções dispersas". Observou-se que algumas produções analisadas apresentam aprofundamentos do ponto de vista teórico e/ou metodológico. Na maioria, entretanto, o conceito de SRS não é utilizado como objeto ou tema de estudo, emergindo com pouco destaque nos textos. Considera-se que contribuições podem ser feitas no sentido de elucidar os modos como os sistemas representacionais se caracterizam e se constituem, bem como as implicações que o olhar sobre o(s) objeto(s), a partir do ponto de vista de SRS, pode acarretar na compreensão dos fenômenos sociais estudados. (AU)
Biblioteca responsável: BR1691.1