Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores determinantes da automedicação por idosos: uma revisão sistemática / Determinant factors of self medication by the elderly: a systematic review

Santos, Talianne Rodrigues; Alves, Fabiana Paulino; Coutinho, Bertran Gonçalves; França, Inácia Sátiro Xavier de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 7(3,n.esp): 831-839, mar. 2013. ilustrado
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-947738

Objetivo:

realizar análise sistemática da literatura nacional a respeito fatores determinantes da automedicação por idosos. Método revisão sistemática da literatura nacional, entre os meses de novembro de 2010 a janeiro de 2011, onde foram utilizados textos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde ­ BVS (LILACS e SCIELO). O descritor inicial utilizado para a pesquisa foi "automedicação.

Resultados:

a partir da análise dos artigos pôde-se observar que a automedicação é mais comumente realizada pelo gênero feminino e em pessoas com menor grau de escolaridade e renda, influenciadas pelos problemas de ordem fisiológica (doenças agudas e crônicas) e os de ordem social (conflitos familiares, falha dos serviços de atenção à saúde e comercialização de medicamentos).

Conclusão:

ressaltando os riscos desta prática, é necessário então o processo de educação da população e dos profissionais de saúde que atuam diretamente na prescrição de dispensação dos medicamentos, onde cada um assuma sua responsabilidade neste processo.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1