Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A sexualidade do paciente com estomia intestinal: revisão de literatura / The sexuality of the patient with intestinal ostomy: literature review

Silva, Ana Lúcia da; Faustino, Andréa Mathes; Oliveira, Paulo Gonçalves de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 7(3,n.esp): 879-887, mar. 2013. ilustrado
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-979598

Objetivo:

identificar na literatura científica publicações acerca dos vários aspectos relacionados à sexualidade dos pacientes com estoma intestinal.

Método:

revisão integrativa da literatura, cuja questão de pesquisa foi << Quais são os aspectos abordados sobre a sexualidade do paciente com estomia intestinal? >>. As bases de dados utilizadas foram LILACS, MEDLINE e CINAHL. As publicações foram lidas integralmente e categorizadas por tipo e objetivo do estudo, por amostra estudada, entre outras variáveis observadas.

Resultados:

foram selecionados 15 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os principais problemas encontrados nos estudos, que interferem na sexualidade destes pacientes foram dispaurenia entre as mulheres, problemas de ereção nos homens e a alteração na imagem corporal.

Conclusão:

as mudanças na vida das pessoas com ostomia são mensuráveis, há necessidade de melhor preparação dos profissionais de saúde, a fim de tratar adequadamente a questão e prepará-los para mudanças na vida sexual.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1