Your browser doesn't support javascript.

Repositório BVS

Documentos sobre a Biblioteca Virtual em Saúde

> Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infrações e ocorrências éticas cometidas pelos profissionais de enfermagem: revisão integrativa / Violations and ethical incidents committed by nursing professionals: an integrative review

Silva, Adaiele Lucia Nogueira Vieira da; Candido, Mariluci Camargo Ferreira da Silva; Duarte, Sebastião Junior Henrique; Santos, Regina Maria dos.
Rev. enferm. UFPE on line ; 9(1): 201-211, jan. 2015. ilustrado
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-998801

Objetivo:

analisar a produção científica nacional e internacional a respeito de infrações e ocorrências éticas na enfermagem.

Método:

uma revisão integrativa da literatura com vistas a responder a questão de pesquisa << O que se tem publicado em âmbito nacional e internacional a respeito de infrações e ocorrências éticas cometidas pelos profissionais de enfermagem? >>. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, BDENF, LILACS, PUBMED, Cochrane e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2003 a 2013.

Resultados:

encontraram-se 146 estudos; desses, foram selecionados sete, nos quais as principais ocorrências e infrações éticas referiam-se às iatrogenias e às relações profissionais conflituosas.

Conclusão:

os princípios bioéticos violados foram o da não maleficência e o da beneficência. Evidenciou-se a escassez de produção científica nacional e internacional sobre o assunto. Por isso, a ênfase na realização desse tipo de estudo vem colaborando tanto com a formação quanto com a prática dos profissionais de enfermagem, em observância às normas éticas e legais.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1